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Marketing de influência: inovação e diversidade na publicidade
Ações de grande impacto marcam atuação da Mynd, que tem representatividade e inclusão como propósitos
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Ações de grande impacto marcam atuação da Mynd, que tem representatividade e inclusão como propósitos
O marketing de influência é uma das estratégias mais requisitadas na publicidade. O público conhece e reconhece os influenciadores, transformando a relação de confiança em engajamento e em resultados vistosos para as marcas.
De acordo com a pesquisa “Brasil e os Influenciadores Digitais”, realizada pela Ibope Inteligência, 52% dos internautas brasileiros seguem algum criador digital nas redes sociais. Se olharmos para os números específicos das mídias sociais, o destaque é ainda maior. De acordo com pesquisa do Opinion Box, 67% dos usuários seguem influenciadores no Instagram e 55% já compraram algo que foi indicado por essas celebridades da internet. Os influenciadores também dominam o YouTube: 69% do público está inscrito em seus canais, enquanto metade dos entrevistados já comprou algum produto ou adquiriu um serviço indicado por alguém na plataforma de vídeos.
O mercado de influenciadores digitais, no Brasil, é efervescente e potente. Difícil de rotular, esse universo vai muito além de famosos da TV, música, cinema e dos segmentos de humor, beleza e comportamento, já que qualquer assunto é passível de se tornar tema para influenciadores e uma mesma pessoa pode ter uma diversidade de atuações e abordagens.
Diante de um mercado tão expressivo e plural, é necessário ter dinamismo, agilidade e eficiência para atuar no meio do caminho entre influenciadores, agências e anunciantes. Foi exatamente essa posição que a agência Mynd, ao longo de seus nove anos de atuação, conseguiu ocupar com destaque, tornando-se a maior empresa de soluções digitais na indústria do entretenimento e do marketing de influência no Brasil.
Cases que transformam o mercado
coleciona campanhas e trabalhos que redefiniram a rota do mercado publicitário brasileiro. “Construímos uma forma genuína de trabalhar com artistas e influenciadores, muitas vezes encarados como um bicho de sete cabeças. Há um cuidado especial em todo o processo”, afirma Carlos Scappini, COO da Mynd.
Em 2015, a agência enlouqueceu os fãs da cantora norte-americana Demi Lovato, ao trazê-la para um show exclusivo, na cidade de São Paulo, para promover o disco Cases que transformam o mercado “Confident”. Em parceria com a Fanta, Vevo e Universal Music, foi lançado o desafio de enviar para um site a dublagem da canção “Cool For The Summer”, hit que bombou naquele ano. Influenciadores convidados pela marca ajudaram os fãs a criarem os vídeos, com cenário, dicas de dublagem, figurino e coreografia. As 50 melhores performances ganharam entradas, com direito a acompanhante, para assistir ao pocket show de Demi, junto a um seleto grupo de celebridades. Ao final da campanha, foi lançado um vídeo da música completa com trechos das dublagens. “Foi a primeira ação de marca com show internacional no Brasil, com um dos maiores ícones globais daquele momento. Foi revolucionário. Fizemos transmissão para o mundo todo e, depois disso, surgiram mais campanhas com shows estrangeiros por aqui”, lembra Fátima Pissarra, CEO da Mynd.
Em uma ação inovadora entre a Coca-Cola e as agências Mynd e J. Walter Thompson Brasil, foram estampados, nos rótulos das latas, fotos dos rostos de Anitta, Pabllo Vittar, Luan Santana, Thiaguinho, Ludmilla, Solange Almeida, Simone & Simaria, Projota e Valesca Popozuda, junto a trechos de suas músicas. Os nove artistas entraram em uma competição: cada lata comprada dava direito a um voto pela internet para determinado artista. Os três cantores mais votados pelo público gravaram uma música e um clipe. A ação destacou-se por cruzar os universos online e off-line de forma única, já que a distribuição da Coca-Cola pelo território brasileiro possui uma capilaridade enorme. Após meses de campanha, os vencedores Luan Santana, Simone & Simaria e Pabllo Vittar lançaram a música “Hasta la Vista”. Além de disponibilizar a música, clipe e lyric vídeo, a plataforma do projeto no Facebook também apresentou conteúdos exclusivos, como fotos e vídeos dos bastidores da gravação.
Neste ano, a Mynd esteve envolvida no rompimento de mais um paradigma na publicidade. Gilberto Nogueira (conhecido como Gil do Vigor), um dos mais populares participantes da última edição do Big Brother Brasil, estreou como embaixador do Santander, protagonizando uma campanha a respeito do open banking, um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados dos clientes entre bancos e instituições financeiras, a partir da integração de seus sistemas. A escolha do banco por Gil, que se estende para a participação em outras campanhas, é bastante expressiva: ele é gay, nordestino e, durante sua participação no reality show, suscitou discussões dentro e fora do programa sobre preconceitos, diversidade, tolerância e respeito. Gil também conhece o universo das finanças, pois possui doutorado em economia e foi aprovado para PhD na Universidade da Califórnia. “A escolha de Gil foi um marco na história da propaganda, principalmente por estrelar a campanha de um banco. Rompeu paradigmas e virou um marco de inclusão e respeito, dentro do mercado”, ressalta Fátima. Membro do casting da agência, Gil tornou-se um dos nomes mais requisitados da publicidade neste ano, tendo estrelado também ações para iFood, BIS, C&A e Vigor, entre outras marcas.
Liderança de mercado
Fundada pelos sócios Fátima Pissarra, Preta Gil e Carlos Scappini, a Mynd auxilia empresas e agências na identificação de oportunidades, no planejamento de estratégias e na execução de projetos publicitários na área digital. Atualmente, conta com um casting exclusivo, com mais de 350 nomes do cenário nacional e internacional, atuando na gestão de imagem e no desenvolvimento de estratégias individuais para influenciadores e artistas. A maioria de seus agenciados são grandes celebridades brasileiras da internet, televisão e música. A empresa também atua com empresariamento, administração de redes sociais, produção de conteúdo audiovisual e licenciamento. É líder de mercado nos quesitos quantidade de casting, funcionários, faturamento e projetos.
Com ampla expertise digital e o oferecimento de um vasto portfólio de soluções, o projetos de entretenimento e de marketing de influência da agência são conhecidos por trazerem soluções inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento do ambiente online dentro do mercado publicitário. “Nós, sócios, somamos a nossa experiência com mercado musical e a publicidade e, assim, construímos algo que o mercado precisava, facilitando a relação entre influenciadores, artistas, agências e marcas. O influenciador sabe como conversar, sabe o que funciona para seu público. Articulamos essa relação com as marcas de um jeito único, potente e personalizado, entregando projetos de alta complexidade e grande impacto. O mercado confia e reconhece o que fazemos”, explica Fátima Pissarra, CEO da Mynd.
A executiva cita como exemplo a parceria com a marca de cosméticos MAC, que confiou totalmente na agência para o planejamento de uma campanha focada em maquiagens para os olhos, para a América Latina. Seguindo todos os protocolos de cuidados em meio aos desafios da pandemia da Covid-19, o resultado foi uma ação estrelada pela cantora brasileira Pabllo Vittar e a cantora dominicana Natti Natasha, nome forte do reggaeton. Elas lançaram a me MAC da América Latina para celebrar a individualidade e o empoderamento.
Com faturamento de R$ 155 milhões em 2020 – e previsão de fechar 2021 na faixa dos R$ 200 milhões –, a performance expressiva da agência a alçou a um patamar de “objeto de desejo”, na visão de Carlos Scappini, COO da Mynd: “Marcas querem desenvolver projetos conosco, influenciadores querem entrar para nosso casting, o público nos conhece. Já fizeram até memes sobre isso. A gente está sempre mapeando a internet, buscando entender o que será tendência, antes mesmo de bombar. Temos uma mentalidade empreendedora e de startup, por isso sempre inovamos e ousamos”.
Um ótimo exemplo desse processo de busca atenta é o caso do humorista e roteirista @essemenino. Em junho deste ano, o rapaz viralizou nas redes sociais com o vídeo sobre a vacina contra a Covid-19 da Pfizer. Desde então, já soma 1,2 milhão de seguidores somente no Instagram. Antes do estouro, ele já era agenciado da Mynd, pois seu conteúdo, irreverência e engajamento haviam chamado a atenção.
Apesar de sua posição de relevância, a Mynd está atenta para as demandas e movimentações do mercado. “Quando começamos a receber pedidos parecidos, identificamos a demanda e desenvolvemos o ser música inédita, junto com clipe, “Baile dos Olhos”, que também reuniu artistas do Tiviço. Assim, surgiram as novas empresas do grupo: Business Consulting, Brands e Venture Hub (leia mais no box). E não atuamos somente com gigantes: podemos atender qualquer tipo de cliente, de qualquer porte, segmento e localidade, pois o mercado de influência é versátil”, reforça Scappini.
Novos negócios da Mynd: comunicação para executivos, licenciamentos e parcerias societárias
Atenta às demandas do mercado e às novas tendências, a Mynd expandiu sua atuação em soluções e entregas 360º para os clientes. Suas novas frentes de negócios nascem comprometidas com diversidade e inclusão, característica que permeia os objetivos da agência desde seu surgimento.
Mynd Business Consulting: Empresa de comunicação, que oferece consultoria, estudos de tendências, business intelligence (BI), curadoria de conteúdo, relações públicas, media training, insights e planejamento para que grandes empresários, executivos e lideranças se posicionem, de maneira estratégica, dentro e fora das redes sociais. “Desde que a Mynd começou, vimos um movimento intenso no marketing de influência para os mais diferentes nichos, mas existe uma lacuna quando a gente fala de comunicação corporativa. Os executivos também querem contar suas histórias, engajar, inspirar e transformar. A gente sabe exatamente como fazer isto”, conta Fátima Pissarra, CEO da Mynd. Liderada pelo jornalista Alisson Fernández, que tem mais de dez anos de experiência na indústria da comunicação e passagens pelos principais veículos brasileiros especializados no mercado publicitário.
Mynd Brands: Empresa de licenciamentos, que conecta marcas a influenciadores para o desenvolvimento de coleções, parcerias e outras ações inovadoras, para além de cocriações de roupas, acessórios, maquiagens e brinquedos. O grande diferencial é o portfólio diverso de criadores de conteúdo da agência, com forte conexão e engajamento com seu público. Liderada por Gil Bastos, que tem longa carreira na área de marketing e licenciamento, em empresas globais de produtos e serviços.
Mynd Venture Hub: Empresa para conectar influenciadores a empresas e startups, a fim de estabelecer parcerias acionárias e societárias. Mais comum internacionalmente, trata-se de uma proposta nascente no Brasil. Em geral, startups e marcas recém-lançadas não possuem uma grande estrutura de marketing e comunicação, o que pode ser potencializado por meio de colaborações com influenciadores e com uma agência experiente e versátil como a Mynd. Liderada por Juan Pablo Dubini, que possui larga experiência em empreendedorismo e inovação.
Diversidade, inclusão e representatividade
Desde sua fundação, a Mynd orienta sua atuação em prol da diversidade, pluralidade e respeito, buscando ampliar a inclusão e a representatividade dentro da agência, na publicidade e na sociedade. “Temos o propósito de levantar bandeiras sociais e ajudar a transformar a sociedade. Em 2017, colocamos a meta de ter metade de colaboradores negros em todas as áreas, numa época em que essa pauta não tinha tanta visibilidade como hoje”, afirma Fátima. Hoje, a Mynd possui mais de 50% de colaboradores negros, mulheres e LGBTQIAP+, nos mais variados cargos.
A agência também é reconhecida pelo desenvolvimento de ações com personalidades LGBTQIAP+, negros, pessoas com deficiência e influenciadores de regiões mais periféricas do País, dando voz a todas as pessoas e, assim, alcançando espaços relevantes dentro do mercado publicitário. “É muito comum que alguém pense em trabalhar somente com os influenciadores que segue nas redes. Estamos aqui, justamente, para diversificar esse leque de parcerias, construindo ações que vão muito além de números e que trazem ótimos retornos”, declara Scappini.
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