Meio&Mensagem

Taís Farias Ribeiro

Ronaldo Marques, head de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil (Crédito: Divulgação)

As agências e martechs não são as únicas interessadas em acrescentar inteligência aos dados dos influenciadores e facilitar a conexão com as marcas. Em setembro, na mesma semana em que o aplicativo chegou à marca de um bilhão de usuários ativos por mês, o TikTok realizou seu primeiro evento global para comunicar agências e anunciantes sobre as novidades da plataforma em anúncios e social commerce, o TikTok Worlds.

Entre os lançamentos, o aplicativo da Bytedance apresentou o Creator Marketplace, uma plataforma que vai reunir dados dos 35 mil criadores de conteúdo parceiros da rede social de vídeos curtos nos 20 países onde ele está presente. Com os dados na mão, o objetivo do TikTok é facilitar a seleção de parceiros que conhecem o funcionamento da plataforma para fazer propostas comerciais e criar campanhas de maneira conjunta. O marketplace também vai permitir que os anunciantes publiquem uma proposta de campanha e recebam aplicações dos criadores de conteúdo que desejam participar do projeto.

“À medida que seguimos construindo uma plataforma em que os criadores trazem um grande valor para a experiência do usuário, também estamos animados para investir em soluções que permitam que eles se conectem de maneira ainda mais eficiente e verdadeira com as marcas e com toda a comunidade TikTok”, aponta Ronaldo Marques, head de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil.

O aplicativo da chinesa Bytedance também está investindo na profissionalização dos influenciadores. A plataforma lançou o Portal de Criadores, com conteúdos educativos para os criadores de conteúdo que entram na rede social. O portal aborda os primeiros passos de como se conectar com as audiências, mas também pretende atender criadores mais experientes que querem se aprofundar nas ferramentas ou diversificar seu conteúdo. “Os nossos criadores de conteúdo são a alma e o coração do TikTok. Como costumamos dizer, são eles que fazem do aplicativo um lugar acolhedor em que milhões de pessoas entram para se entreter, aprender e se divertir”, defende o head de parcerias de conteúdo.

Ao mesmo tempo, a companhia também enxerga a relação com as empresas de tecnologia e conteúdo como positivas para a plataforma. “O que vemos a partir desse trabalho é que as marcas que mais tem sucesso na plataforma são as que abraçam o espírito do TikTok. E as parcerias com as adtechs fazem com que isso seja percebido de forma ainda mais clara. Por isso, elas são importantes. Elas oferecem às marcas a oportunidade de maximizar resultados com criações feitas com base em dados.  A partir daí esses insights se tornam uma ação em tempo real para criar anúncios novos e melhores para substituir aqueles que não estão performando tão bem”, explica Ronaldo.

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